TEMA: "Qual a importância de saber empregar, adequadamente, as variantes da língua oral e escrita no ambiente de trabalho?"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: "Qual a importância de saber empregar, adequadamente, as variantes da língua oral e escrita no ambiente de trabalho?"

Mensagem por Ikaro Oliveira em Sab Abr 29, 2017 1:24 am

É consenso que a inúmeras maneiras de se comunicar no ambiente de trabalho, porem deve-se atentar no emprego adequado das palavras, seja ela oral ou escrita. Dentre tantos fatores relevantes, temos: o respeito a pronuncia e a variante linguística do meio social, para que possa permanecer o melhor entendimento e bom relacionamento entre as partes.
    Sabe-se que há distintas formas e hábitos de interação que determinam a correta pronuncia. E o ambiente profissional o respeito precisa ser observado, alem de atentar-se para o uso exagerado de palavras chulas, populares e gírias, como exemplo. Não podemos esquecer que ha indivíduos que possuem uma maior aproximação com outros membros de equipe, além de momentos de desconcentração, que nos permite abdicar por muitas vezes da norma culta, usada de costume no universo de trabalho.
    Além disso, diversos padrões de se comunicar são utilizados por tradição, uma diversidade de posicionamentos em relação a escrita e a oralidade, tais como: o uso correto da gramática, o emprego da acentuação e concordância, que por inúmeras situações são ignoradas. Portanto, se expressar de maneira culta ainda deve ser predominante no ambiente profissional.
    Como se vê, ao longo do nosso aprendizado e conhecimento de mundo, as variações linguísticas sofreram transformações. Desse modo, a equipe profissional deve manter o respeito hierárquico, a ética e a seriedade, evitando conflito entre as relações e o convívio empresarial.

Modelo de Correção: Dissertação para concursos        Banca: IBFC
--OBS: Ao total foram 28 linhas, gostaria de um feedback para que eu possa corrigir os pontos fracos--

Poderiam avaliar a nota de acordo com os critérios abaixo:
Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular                                            20
Morfossintaxe                                                                                           20
Pontuação / Elementos de Coesão                                                                20
Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual                     20
Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação                                   20
                                                                                    Total de Pontos 100
avatar
Ikaro Oliveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: "Qual a importância de saber empregar, adequadamente, as variantes da língua oral e escrita no ambiente de trabalho?"

Mensagem por alberteinstein em Sab Abr 29, 2017 1:55 am

Sua dissertação está bem estruturada.Acredito que você discorreu bem sobre o assunto. Cuidado com a repetição de ideias. Adicione todo seu conhecimento de mundo sempre que possível, pois irá enriquecer bastante sua redação. Abaixo eu citei alguns erros e expressões que facilitariam o entendimento do seu texto na minha opinião. Você utilizou a primeira pessoa do plural, mas em uma dissertação o correto é escrever sempre na terceira pessoa. Caso encontre algum erro, desconsidere. Espero ter te ajudado de alguma forma.


É consenso que  inúmeras maneiras de se comunicar no ambiente de trabalho, porém, deve-se atentar no emprego adequado das palavras, seja ela oral ou escrita. Dentre tantos fatores relevantes , temos: o respeito à pronúncia e a variante linguística do meio social, para que possa permanecer o melhor entendimento e bom relacionamento entre as partes.

    Sabe-se que há distintas formas e hábitos de interação que determinam a correta pronúncia. E no ambiente profissional o respeito precisa ser observado, além de atentar-se para o uso exagerado de palavras chulas, populares e gírias, por exemplo. Não se pode esquecer que  indivíduos que possuem uma maior aproximação com outros membros de equipe, além de momentos de desconcentração, que os permitem abdicar por muitas vezes da norma culta, usada de costume no universo de trabalho.

    Além disso, diversos padrões de se comunicar são utilizados por tradição, uma diversidade de posicionamentos em relação à escrita e a oralidade, tais como: o uso correto da gramática, o emprego da acentuação e concordância, que por inúmeras situações são ignoradas. Portanto, se expressar de maneira culta ainda deve ser predominante no ambiente profissional.

    Como se vê, ao longo de todo um processo de aprendizado e conhecimento de mundo, pode-se perceber que as variações linguísticas sofrem inúmeras transformações. Desse modo, a equipe profissional deve manter o respeito hierárquico, a ética e a seriedade, evitando conflito entre as relações e o convívio empresarial.


Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular                                            15
Morfossintaxe                                                                                           15
Pontuação / Elementos de Coesão                                                                15
Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual                     20
Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação                                   20
                                                                                    Total de Pontos 85
avatar
alberteinstein
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum