TEMA: DEVE-SE DISCUTIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: DEVE-SE DISCUTIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL?

Mensagem por IzabelaMonique em Qui Jun 01, 2017 4:51 pm

PROPOSTA DE REDAÇÃO: DEVE-SE DISCUTIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL? (ENEM)

Nos últimos anos, a taxa de crimes praticados tem aumentado drasticamente. Isso se deve em grande escala pelo alto índice de menores participantes em crimes, tais como homicídios e assaltos. Tal afirmação pode ser pontuada devido à impunidade encontrada por esses jovens ao praticar certos crimes.

Portanto é necessário discutir a respeito da maioridade penal brasileira. Atualmente ela se dá aos 18 anos,  justificada pelo critério da incapacidade de entendimento do jovem cometer algum crime, mas será verdadeiro esse critério?

A geração atual está amadurecendo rapidamente em relação as gerações anteriores, inclusive o direito ao voto é permitido para jovens acima de 16 anos, provando o fato de que legalmente o jovem tem sim alguma capacidade de entendimento. Além do mais, muitas facções criminosas aproveitam o fato de ocorrer uma certa impunidade em relação aos crimes cometidos por jovens e os usado como "bodes expiatórios" para cometer certas infrações.

Segundo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. Sendo assim uma redefinição da maioridade penal auxiliará a restabelecer essa justiça, acabando com a sensação de impunidade. Conjuntamente, se faz necessária uma mudança também no sistema prisional brasileiro, para evitar que esses  jovens sejam alvos de criminosos, enviando-os a locais específicos para sua reeducação, pois é através da educação que milhares de jovens formam o senso-crítico, contribuindo para um país justo.

 *******************       *****************       ******************        ******************
Observações: Gostaria de uma opinião, para me ajudar a melhorar minhas redações. Está sem parágrafos porque não consegui colocar, rs! A redação possui 30 linhas! study
avatar
IzabelaMonique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/05/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: DEVE-SE DISCUTIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL?

Mensagem por alberteinstein em Qui Jun 01, 2017 6:28 pm

Gostei da sua introdução está bem estruturada, e da forma como sintetizou a apresentação do problema. Não sei se foi só aqui mas, seria interessante você anexar sua tese ao primeiro parágrafo. Seria melhor deixar o PORTANTO para a conclusão.


Nos últimos anos, a taxa de crimes praticados tem aumentado drasticamente. Isso se deve em grande escala pelo alto índice de menores participantes em crimes, tais como homicídios e assaltos. Tal afirmação pode ser pontuada devido à impunidade encontrada por esses jovens ao praticar certos crimes.Portanto Nesse contexto, é necessário discutir a respeito da maioridade penal brasileira, sua importância e efetiva aplicação na sociedade.

Sempre depois de um conectivo usa-se vírgula. Gostei bastante desse argumento.

Atualmente, a Constituição Brasileira prevê que essa maioridade se dá aos 18 anos, justificada pelo fundamento da incapacidade de entendimento do jovem de cometer algum crime, mas será verdadeiro esse critério? A geração atual está amadurecendo rapidamente em relação às gerações anteriores, inclusive o direito ao voto é permitido para jovens acima de 16 anos, provando o fato de que legalmente o jovem tem sim alguma capacidade de entendimento. 

Seria interessante você acrescentar um dado estatístico que comprove a próxima afirmação, aprofundando mais no argumento.

Além do mais, muitas facções criminosas aproveitam o fato de ocorrer uma certa impunidade em relação aos crimes cometidos por jovens e os usam como "bodes expiatórios" para cometer certas infrações.

Cuidado com sua conclusão. O ENEM pede obrigatoriamente que haja uma Proposta de Intervenção, não basta apresentar a solução é necessário identificar quem vai fazer o que. Uma dica é utilizar o GOMIFES
G- Governo (ações, campanhas governamentais)
O- Ongs
M- Mídia (documentários, programas educativos, abordagem de temas em novelas)
I- instituições ( Formadoras do indivíduo)
F- Família ( resgate de diálogos, maior interação entre os membros, discussões sobre ética e cidadania, atuação dos responsáveis)
E- Escola ( palestras, seminário, projetos conjuntos à comunidade)
S- Sociedade (mobilização, ações em busca de direitos, denúncias), use no mínimo dois e no máximo 4 – Cite o órgão, o que ele vai fazer, como ele vai fazer e se preferir use no fechamento uma citação.


Segundo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. Sendo assim, uma redefinição da maioridade penal auxiliará a restabelecer essa justiça, acabando com a sensação de impunidade. Conjuntamente, se faz necessária uma mudança também no sistema prisional brasileiro, para evitar que esses  jovens sejam alvos de criminosos, enviando-os a locais específicos para sua reeducação, pois é através da educação que milhares de jovens formam o senso-crítico, contribuindo para um país justo.

Procure não repetir palavras [use sinônimos] e utilize bastante conectivos. Algumas frases eu só rearranjei para um melhor entendimento na minha opinião. Tome cuidado com a norma culta, ficando de olho em vírgulas, concordância e coesão. Não tenho o conhecimento de um professor, mas espero ter te ajudado. Caso encontre algum erro, favor desconsiderar. Continue praticando!

NOTA: 720
avatar
alberteinstein
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum